quinta-feira, 24 de março de 2011

PAPANICOLAU : IMPORTANTE PARA AS MULHERES.


A maioria das mulheres foge quando o assunto é Papanicolau, exame que levou o nome do médico grego que o criou em 1940 George Papanicolaou. O receio que as mulheres têm de realizar o exame é inútil, já que o procedimento é muito simples e rápido de fazer, trata-se de uma pequena raspagem das células do colo do útero, pode incomodar um pouquinho, mas nada insuportável. Você apenas precisa relaxar para que o incômodo seja menor e qualquer coisa é só dizer ao médico. Além da facilidade de realizar o exame, ele é extremamente fundamental, pois é através dele que se detectam algumas infecções vaginais que a mulher venha a ter e principalmente para diagnosticar o câncer de colo de útero e prevenir HPV.
É ideal tomar alguns cuidados antes de fazer o exame, tais como:
É recomendado que se marque o dia da coleta uma semana antes ou dez dias após a menstruação, porque antes disso o útero está no seu período de descamação natural, que pode prejudicar os resultados. Outra coisa é evitar relações sexuais e duchas íntimas dois dias antes do exame. Se você fizer uso de cremes ou medicação vaginal, suspenda-os também no período pré-exame. Com esses cuidados você estará evitando que o material coletado esteja contaminado.
O exame deve ser realizado por todas as mulheres com mais de 21 anos e também as que já iniciaram a vida sexual antes dessa idade, inclusive por mulheres que não têm vida sexual ativa, mas que já tenham a idade adequada. O Papanicolau deve ser realizado ao menos uma vez ao ano. E se caso aparecer algum probleminha como um corrimento, por exemplo, é recomendado que se refaça a coleta. Pois, se algum problema não foi diagnosticado em uma consulta poderá ser percebido em outra e tratado a tempo. Então, já que você tirou todas as suas duvidas sobre o exame corra agora mesmo marcar a sua consulta.