domingo, 16 de outubro de 2011

PELE NEGRA : CUIDADOS COM A PELE

Oii gente!Hoje vamos falar sobre a pele negra que requer muitos cuidados por serem frageis e sensiveis.
Muitas mulheres belissimas cuidam de sua pele com bastante cuidado,exemplo disso a atriz brasileira Tais Araujo,considerada uma das negras mais bonitas do Brasil.


A pele negra e morena tem mais melanina, um filtro solar natural que protege a pele contra os efeitos do sol (os brancos têm 15 vezes mais chances de terem câncer de pele que os negros), mas não podem dispensar o uso de filtro solar.

Outra característica dessa pele, é que ela é mais espessa, ou seja, mais resistente e elástica, tendo maior resistência ao aparecimento de rugas ou marcas de expressões. Além dessas vantagens, as mulheres negras podem se esnobar pelo fato de não terem celulite! Como a musculatura é mais firme, a formação dos furinhos indesejáveis é bem menor.

Mas essas características não livram a pele negra de sofrer outros problemas dermatológicos. A melanina pode proteger a pele do sol, mas por conta dela, podem surgir manchas inconvenientes. Isso ocorre porque a melanina tende a escurecer regiões da pele que sofreram alguma agressão, como queimaduras, acnes, cirurgias, depilações, peeling, entre outros. Outra substância em abundancia na pele negra é o colágeno, que facilita a hiperpigmentação e a formação de quelóides, depois de tratamentos estéticos.

A pele negra também está sujeita ao melasma, manchas escuras que aparecem no rosto, que na maioria das vezes está ligada á gravidez, uso de pílulas anticoncepcionais ou radiação solar, que causam grande desconforto.




Por isso deve-se ter cuidados antes de fazer algum tratamento estético.

Depilação: Pode-se realizar qualquer método de depilação, mas é preciso observar se ocorre algum tipo de irritação. Perceba se há aparições de pontos vermelhos ou se os pêlos encravam com facilidade. Se alguns desses sintomas aparecerem, troque o método de depilação, pois essas partes irritadas podem se transformar em manchas pretas, muito difíceis de tirar.
Se você quer fazer depilação definitiva, certifique-se que o laser usado é específico para peles negras e morenas;

Cicatrizações: Muito cuidado na hora de fazer qualquer tipo de cirurgia. Pois as peles morenas e negras têm mais dificuldade em cicatrizar e mais facilidade de formar quelóides. Consulte um dermatologista para saber como evitar esse problema.

Manchas no rosto: Não use produtos prontos, como ácidos ou clareadores de farmácia para tentar remover manchas no rosto. A melhor forma de evitá-las é fazendo o uso de filtro solar 8 dia a dia, algumas vezes, porém, esse problemas pode ser genético. Consulte um dermatologista para avaliação.