terça-feira, 13 de dezembro de 2011

CEIA DE NATAL

Confira algumas dicas para uma linda ceia natalina.




O natal já está bem próximo e não existe nada melhor do que já começar a pensar e separar receitas para fazer uma linda e saborosa ceia para sua família! Mas como a ceia de natal deve ser farta e ter alguns pratos típicos, que nem muitas pessoas sabem direito como fazer, nós preparamos algumas dicas que irão te ajudar a fazer uma ceia perfeita, com tudo aquilo que sua família merece e que você vai conseguir preparar com muita praticidade!

A primeira coisa que você deve saber é que alguns pratos são indispensáveis na mesa durante a ceia do natal. Esses pratos típicos são: Peru assado, farofa, arroz (com temperos especiais, açafrão e uvas passas ou ameixas), frutas da época (principalmente uvas, ameixas frescas e cerejas), castanhas, manjar doce e rabanada doce. Aqui nós preparamos uma receita de um prato principal e uma sobremesa para te ajudar a fazer uma ceia incrível!

Receita de Peru assado – um peru inteiro, 20 folhas de sálvia, uma cebola pequena, duas maçãs, 100 g de manteiga, duas xícaras de farinha de mandioca ou de milho, uma xícara de água, meio limão,, sal e pimenta-do-reino. Molho: uma xícara de champanhe,uma xícara de vinho tinto, duas xícaras de caldo de frango ou de peru, seis colheres (sopa) de farinha de trigo, sal e pimenta-do-reino. Asse o peru como informa a embalagem. Os outros ingredientes você vai utilizar para preparar uma deliciosa farofa. Use os miúdos do peru . refogue os miudos em um pouco de óleo, acrescente a cebola, deixe dourar. Depois adicione a farinha e vá misturando. Depois de desligar, acrescente o restante dos ingredientes. Para fazer o molho, misture todos os ingredientes na assadeira depois de retirar o peru. Deixe ferver por dez minutos, coe e sirva com o peru e a farofa.

Receita de manjar – Em uma panela misture um litro de leite, cinco colheres de amido de milho (maisena), um pacote de coco ralado, duas xícaras de açúcar. Mexa até que vire um creme denso. Coloque em uma forma e acrescente ameixas pretas. Deixe na geladeira por cerca de duas horas, retire da forma e cubra com uma calda de sua preferência.

As frutas devem ser colocadas em travessas e as castanhas também. Utilize essas travessas para enfeitar a mesa e também para servir como sobremesa para seus convidados e familiares.