quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

JABUTICABA EVITA AS RUGAS E DÁ MAIS ELASTICIDADE A PELE.

Olá pessoal!Para quem perdeu a matéria do Jornal Hoje,falaram sobre as propriedades que a fruta jabuticaba possui.A casca da fruta tem uma substância chamada antocianidina, que dá cor ao fruto e firmeza à pele. Vinte jabuticabas têm cerca de 60 calorias.



Doce, rica em ferro, em cálcio e em vitamina C, a jabuticaba ajuda a dar mais resistência ao organismo. Além dos diversos benefícios, a fruta não é muito calórica - vinte frutinhas têm cerca de 60 calorias. “A gente pode comer tanto a casca como o caroço da fruta, só devemos tomar cuidado com o excesso, porque a casca pode se tornar laxante e o caroço acaba atrapalhando a digestão da pessoa. Isso pode causar prisão de ventre”, explica a nutricionista Luciana Drumond.

“Evita rugas, ajuda na fabricação do colágeno, na proteção das células do cérebro, é ótimo para a memória, ajuda no fluxo sanguíneo e é bom para evitar varizes”, afirma Luciana.

O ideal é consumir a fruta fresquinha, mas ela pode ficar na geladeira por até três dias. Uma boa opção para aproveitar a jabuticaba nesta época do ano é fazer um suco. O primeiro passo é levar a fruta ao fogo, com um pouco de água até levantar fervura. É esse processo que vai dar a coloração escura da jabuticaba. Depois, é só bater no liquidificador com casca e caroço mesmo, coar e esperar esfriar para servir. Para incrementar, é só misturar com abacaxi ou limão.

Com a jabuticaba também é possível fazer o chutney, molho para carnes e saladas, uma espécie de geleia com temperos. Para a receita, é necessário três copos de 300 ml de jabuticaba. Depois de lavada, a fruta vai ao fogo com um copo de água, até levantar fervura. Quando esfriar, ela deve ser espremida até sair todo o caldo e voltar ao fogo, agora com uma xícara de açúcar. Esse caldo ficar no fogo por 30 minutos, sem mexer, até dar o ponto de geleia. Por fim, basta temperar com salsa desidratada, pimenta calabresa, alho desidratado, sal e gengibre ralado.